O Facebook, WhatsApp e Instagram cairam!

Facebook off-line

O que a queda do Facebook e do Whatsapp têm a ver com a sua empresa.

Ricardo Soares

Ricardo Soares

05 de Outubro de 2021

Se você não estava em outro planeta ontem, ficou sabendo que todos os serviços do Facebook (incluindo o próprio Facebook, Whatsapp e Instagram) ficaram totalmente fora do ar por mais de 8 horas, deixando o mundo num estado de ansiedade e suspense. Talvez a queda não tenha te afetado diretamente (ok, você ficou horas sem receber piadas do seu cunhado isso pode até ter sido uma boa notícia), mas a queda dos serviços on-line de gigantes como o Facebook tem duras lições a ensinar sobre a gestão do seu negócio. Essa falha causou prejuízos enormes, talvez incalculáveis e você pode aprender algumas lições com ela:

1 - Lojas sem pedidos

Muitas lojas no Brasil e no mundo utilizam as ferramentas do Facebook (especialmente o WhatsApp) para o atendimento ao cliente e para a recepção de pedidos. Milhares de empresas que atualmente tem no WhatsApp seu principal canal de comunicação ficaram um dia inteiro sem receber pedidos. Para muitas empresas isso é um prejuízo irrecuperável pois a vendas perdidas num dia não são repostas posteriormente (pense num restaurante, por exemplo).

2 - Sistemas sem acesso

Quando uma plataforma gigante como o facebook cai, as consequências são muito maiores do que a perda de acesso do serviço diretamente. Existem milhares (na verdade, milhões) de aplicativos que utilizam o sistema de autenticação do Facebook (ou do Google, etc.) para conceder acesso aos seus usuários. Então não foi apenas o site do Facebook que ficou parado. Foram milhares de sites e aplicativos no mundo inteiro.

Lições que você deve aprender

Eventos como o ocorrido ontem têm o poder de assustar o mundo e causar crises de ansiedade em muitas pessoas. Entretanto, a maioria das pessoas esquece o fato e retoma a sua vida normal logo após o restabelecimento dos serviços. Melhor seria utilizar a experiência para uma pequena reflexão e aprendizado das lições que estão associadas a este tipo de evento.

  • Sistemas on-line são ótimos, mas trazem riscos. O mundo está mais conectado e isso é ótimo. Sistemas acessíveis pela internet tem diversas vantagens, mas os vendedores desses sistemas normalmente ignoram (ou omitem) os prejuízos decorrentes da falha temporária de conectividade. O que acontecerá se um caminhão destruir acidentalmente os cabos de fibra ótica (ou telefone) que levam a internet ao seu negócio? Seu sistema depende unicamente da internet para fazer as operações críticas (principalmente atendimento ao cliente e faturamento)? Se sim, seria bom considerar uma alternativa ou ter um plano de contingência. Defendemos que o melhor cenário é um sistema híbrido: que funcione conectado à internet mas permita a operação essencial em caso falha momentânea de conectividade.
  • Falhas no acesso aos sistemas também podem ser violações à LGPD. Os vazamentos de dados são as primeiras coisas de que nos lembramos quando pensamos em violações à nova lei geral de proteção de dados (LGPD). Entretanto, a incapacidade de utilizar os seus sistemas e atender seus clientes viola um dos três pilares da segurança da informação: a disponibilidade. A perda de acesso aos dados que pode ocorrer em casos de ataques cibernéticos ou em falhas como a observada nesta semana, pode causar sérios impactos aos direitos dos titulares, resultando inclusive em violações à LGPD passíveis de sanções.
  • Espere o melhor, prepare-se para o pior. Em tecnologia da informação, temos uma máxima que diz: "se é importante, tem backup!". E não nos referimos apenas às cópias de segurança dos dados. É importante você fazer uma análise de riscos do seu negócio para identificar tudo o que é essencial à continuidade e preparar planos de contingência. Se você não pode ficar dois dias sem internet, considere ter dois links de acesso (de fornecedores diferentes). O aparente aumento de custo pode garantir a resiliência da sua empresa bem como sua sobrevivência e prosperidade no longo prazo.

O seu sistema funciona em caso de interrupção da internet?

Os sistemas da Solares TI tem mecanismos de contingência para continuar atendendo os clientes mesmo em caso de uma falha catastrófica que resulte na incapacidade de acesso à internet por dias. Não se deixe levar pela conversa de que o mundo acontece apenas no mundo virtual porque o seu negócio é real e não pode parar.

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